Nutrição 2018-09-27T10:49:37+00:00

Nutrição

Nutrição é a soma de processos envolvendo a ingestão, digestão, absorção e metabolismo de alimentos, do ponto de vista fisiológico e bioquímico.

O corpo humano é formado por 100 trilhões de células, sendo que destas, 50 bilhões se renovam a cada dia. Cada uma destas células necessita de inúmeros nutrientes para garantir seu funcionamento perfeito. O funcionamento adequado de um conjunto de células, garante por sua vez, que cada órgão execute suas funções.

A má nutrição pode levar a redução da imunidade, aumento da suscetibilidade à doenças, prejudicando o desenvolvimento físico, mental e a produtividade.

Mapeamos as deficiências do paciente através de exames clínicos e da observação de sinais e sintomas, criando uma dieta personalizada  de acordo com a individualidade bioquímica e os objetivos de cada um, tais como:

• Emagrecimento
  • Aumento de massa muscular
  • Gestantes
  • Detox
  • Antiaging

Nutrição Funcional

A Nutrição Funcional é uma ciência que engloba tanto a prevenção como o tratamento de doenças, avaliando os aspectos bioquímicos de cada organismo, assim como o genótipo e sua suscetibilidade genética no desenvolvimento da doença.

Alguns desequilíbrios que a Nutrição Funcional pode tratar:

• Excesso de peso
  • Compulsão alimentar
  • Disfunções digestivas
  • Desordens de pele
  • Alterações estéticas: celulite, queda de cabelo, flacidez cutânea, enfraquecimento de unha e ressecamento de pele
  • Alterações comportamentais: ansiedade, flutuações de humor, irritabilidade
  • Problemas circulatórios, retenção hídrica, varizes e olheiras
  • Doenças cardiovasculares
  • Alergias alimentares e ambientais
  • Diabetes e síndrome metabólica
  • Osteopenia e Osteoporose
  • Estética

Fitoterapia

A nutrição utiliza a fitoterapia como ferramenta para equilibrar o organismo e potencializar os resultados desejados. É uma terapia medicinal que utiliza as plantas em diferentes formas terapêuticas (cápsulas, chás, infusão e etc) com o objetivo de prevenir doenças, promover e recuperar a saúde. Para qualquer tipo de doença, pode-se utilizar a fitoterapia como tratamento complementar.

A fitoterapia é regulamentada pela ANVISA e reconhecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde)

Epigenética

nutrigenética estuda como a constituição genética de uma pessoa afeta sua resposta à dieta, possibilitando decidir o tratamento de uma forma muito precisa.

O genoma é o conjunto de todas as moléculas de DNA de um determinado ser vivo. Nestas moléculas encontram-se os genes, que guardam as informações para a produção de todas as proteínas que caracterizam os seres.

O nutrigenoma estuda os alimentos, nutrientes e outros compostos bioativos ingeridos que influenciam o genoma, possibilitando analisar sutis diferenças entre as pessoas e a maneira que elas respondem a interações dietéticas.

Os benefícios e malefícios da ingestão de alimentos não são iguais para todo mundo, dependem da constituição genética, influenciando a escolha dos alimentos e apetite, por isso, a importância de estudar a influencia da dieta na estrutura e expressão dos genes.

Teste genético para nutrição

O teste genético é uma nova ferramenta disponível para auxiliar a nutricionista a determinar um tratamento personalizado para o código genético do paciente, com o objetivo de estabelecer um estilo de vida que evite o início de patologias que o paciente possui risco de acordo com seu DNA.

Pois a genética não é destino, é apenas uma tendência que com o estilo de vida e tratamento direcionado pode ser evitadas complicações e doenças.

Esses testes podem ser feitos para:

• Estudar doença autoimune
  • Tendência para performance na atividade física
  • Tendências para inflamação, que pode desencadear outras patologias
  • Tendência para ganho de peso e emagrecimento
  • Entre outros

Tricologia

A tricologia é a ciência que estuda as alterações no couro cabeludo, cabelos, pelos e todas as patologias que promovem as alterações destas estruturas.

A nutrição está diretamente relacionada a tricologia, pois a condicição nutricional interfere na saúde capilar, onde em muitos casos o problema está relacionado à má alimentação, stress e ansiedade.  Nesses casos, aliar a nutrição à fitoterapia proporciona uma somatória de estratégias que potencializam o tratamento capilar.

Viviana Brant de Carvalho

Eu acredito em um tratamento integrativo, que vê o paciente como um todo, por isso, utilizo diversas técnicas aliadas com o objetivo de equilibrar o organismo e promover qualidade de vida.

EXPERIÊNCIA EM:

• FISIOTERAPIA DERMATO-FUNCIONAL HÁ 20 ANOS EM CLÍNICAS MÉDICAS
  • RESPONSÁVEL PELAS AVALIAÇÕES, TRATAMENTOS CORPORAIS E RESULTADOS DOS PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS
  • RESPONSÁVEL PELO SETOR DE NUTRIÇÃO DAS CLÍNICAS (TRATAMENTOS ESTÉTICOS E PATOLOGIAS)
  • RESPONSÁVEL PELA ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL DO CONSULTÓRIO (ADOLESCENTE, ADULTO, GESTANTE, TERCEIRA IDADE, ESPORTIVA E PATOLOGIAS EM GERAL, MAPEANDO AS DEFICIÊNCIAS DOS PACIENTES ATRAVÉS DE EXAMES CLÍNICOS
  • TRABALHOU EM PARCERIA COM OUTRAS ESPECIALIDADES COMO ENDOCRINOLOGIA, GINECOLOGIA E DERMATOLOGIA

FORMAÇÃO ACADÊMICA

• GRADUADA EM FISIOTERAPIA – UNIVERSIDADE DA CIDADE DE SÃO PAULO- 1992
  • PÓS-GRADUADA EM FISIOTERAPIA DERMATO FUNCIONAL- UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO – RIO DE JANEIRO- 2002
  • GRADUADA EM NUTRIÇÃO- CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO- 2007
  • PÓS GRADUADA EM NUTRIÇÃO CLINICA FUNCIONAL-CENTRO VALÉRIA PASCHOAL DE ENSINO E PESQUISA UNIB-SP- 2012
  • CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE BIOQUÍMICA APLICADA À NUTRIÇÃO MINISTRADO PELO PROFESSOR HENRY OKIGAMI DA FAPES (FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA E ESTUDO NA ÁREA DE SAÚDE)-2013